segunda-feira, 1 de março de 2010

Regulamento do Campeonato Oficial - 2010

ASSOCIAÇÃO TROPICAL DE FUTEBOL DE MESA

Os jogos oficiais da ATFM na temporada 2009 serão realizados às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, com tolerância de 5 minutos apenas no 1º horário, devendo seus associados chegarem ao local com, no mínimo, 15 minutos de antecedência. A mensalidade é de R$ 10,00 a ser paga em toda primeira segunda-feira de cada mês de atividade.

1. O campeonato Oficial da ATFM de 2010 será disputado em três turnos distintos, exclusivamente pelos associados. Os sócios da ATFM não poderão participar de competições oficiais promovidas por outras associações, sob pena de exclusão.

2. Cada turno será um torneio independente, e o campeão de cada turno estará classificado para a final do campeonato oficial com uma bonificação de três pontos por turno.

3. Os turnos serão disputados em duas fases, mais as semifinais e final.
3a. 1ª Fase - Todos jogarão entre si e se classificarão os oito melhores para a 2ª fase. A partir do 9º colocado, todos participarão da Copa do Interior.
Obs: A Copa do Interior faz parte da 2ª fase dos turnos, portanto quem não se classificar entre os oito para a 2ª fase dos turnos do campeonato oficial, jogará a Copa do Interior que terá o mesmo formato e regulamento da 2ª fase dos turnos do campeonato oficial.
3b. 2ª Fase - Será disputada no sistema mata-mata e será assim: 1ºx8º; 2ºx7º; 3ºx6º e 4ºx5º.
3c. Semifinais - Serão definidas pela somatória dos pontos da 1ª e 2ª fase dos quatro classificados na 2ª fase e assim será; 1ºx4º e 2ºx3º. Seus vencedores farão a final e o vencedor desse jogo será o Campeão do Turno.

4. Se dois ou mais participantes terminarem qualquer fase empatados em número de pontos ganhos, serão adotados os seguintes critérios de desempate:
a) Maior número de vitórias em todas as fases;
b) Saldo de gols acumulados;
c) Mais gols marcados em todas as fases;
d) Confronto direto (se só 2 botonistas);
e) Disputa em penalidades.

5. A partir da 2ª fase até a final, quem tiver melhor colocação joga com a vantagem do empate para se classificar para a fase seguinte ou para ser campeão.

6. O Campeonato Oficial será decidido apenas com os campeões de cada turno em um triangular simples ou em uma disputa com dois jogos.
6a. Será um triangular simples se cada turno for ganho por botonistas diferentes, daí cada um entrará com três pontos de bonificação e todos em igualdade de condições.
6b. Será decidida em dois jogos se um botonista (botonista "A") ganhar dois turnos e outro (botonista "B") ganhar um. Assim, quem ganhou dois turnos entrará com seis pts e o outro que ganhou um turno entrará com três. Haverá o 1º jogo e se o botonista "A" vencer ou empatar será Campeão; Se perder haverá o 2º jogo que se esse jogo terminar empatado o botonista "A" será campeão e será também campeão quem ganhar esse jogo.
6c. Caso um botonista seja campeão dos três turnos, este será campeão direto.

7. A tabela da competição fará parte deste regulamento e definirá as rodadas, a arbitragem e as mesas onde os jogos serão realizados.

8. A diretoria da ATFM poderá adiar ou antecipar jogos ou rodadas, desde que seja em benefício da Associação e os envolvidos avisados com antecedência, mas não será permitido em hipótese alguma por parte dos botonistas antecipar ou adiar jogos.

9. Caso algum botonista falte à alguma rodada, será punido por WO e no caso em que tenha dois jogos na mesma rodada e chegar atrasado para o 1º horário mas em tempo para o 2º, fará o 2º jogo mas perderá o 1º por WO.

10. Se um botonista abandonar uma partida (sem acordo com o adversário) será punido com WO, entretanto, se ele estiver perdendo esse jogo, mesmo assim será punido com o WO, mas será mantido o placar do momento. Além disso, ele será submetido a julgamento pelo Conselho Fiscal e Disciplinar da ATFM que aplicará as sanções pertinentes, e decidirá sobre a sua permanência ou não na Associação.

11. Em cada turno cada botonista poderá ter três WO’s. No 4º WO estará eliminado do turno.

12. O botonista que for eliminado ou abandonar o turno terá seus jogos excluídos da tabela sem prejuízos para quem já jogou ou ainda iria jogar com ele, e será submetido à julgamento pelo Conselho Fiscal e Disciplinar da ATFM que aplicará as sanções pertinentes, e decidirá sobre a sua permanência ou não na Associação.

13. Será considerada falta a arbitragem quando o botonista não arbitrar a um jogo para o qual estiver escalado, ou tiver sido convocado verbalmente e não se apresentar. Aí também será submetido a julgamento pelo Conselho Fiscal e Disciplinar da ATFM que aplicará as sanções pertinentes, e decidirá sobre a sua permanência ou não na Associação.

14. Se houver desistência ou eliminação de algum botonista, a diretoria da ATFM poderá refazer a tabela da competição quantas vezes forem necessárias.

15. Os pontos ganhos, números de vitórias e gols marcados em toda a competição, serão acumulativos para a classificação geral do Campeonato Oficial.

16. A classificação geral do turno ou do Campeonato Oficial, dar-se-á à partir da obtida pelos semifinalistas ou finalistas, e será definida pela campanha acumulada de cada participante no turno ou nos três turnos para o Campeonato Oficial, obedecendo-se aos critérios mencionados no item 4.

17. Caso algum botonista campeão de turno da Copa do Interior tenha sido também campeão de turno do Campeonato Oficial, não poderá fazer as duas finais. Fará a do Oficial.

18. A premiação da ATFM será a seguinte:
- Troféu para Campeão e Vice dos três turnos do Oficial;
- Troféu para Campeão, Vice e 3º Lugar do Campeonato Oficial;
- Troféu para Campeão dos turnos da Copa do Interior;
- Troféu para Campeão e Vice da Copa do Interior.

19. O participante que se sentir prejudicado e decidir entrar com algum recurso, deverá fazê-lo por escrito dentro do prazo de sete dias corridos, contados a partir do dia do acontecimento. A Diretoria informará o resultado do julgamento do recurso dentro do prazo de sete dias corridos, contados a partir do dia do recebimento.

20. A diretoria da ATFM tomará todas as medidas necessárias ao bom desenvolvimento do torneio, e decidirá sobre os casos disciplinares, os recursos e os eventuais casos omissos.

21. Não é permitido fumar, usar bebidas alcoólicas ou disputar partidas com evidentes sinais de embriaguês nas dependências da ATFM.

Natal, 1º de março de 2010

A Diretoria

Nenhum comentário: